Sabe aquele livro que te marca e te deixa absorta nele mesmo após terminar a última página? Hoje o post é sobre essa obra! O fundo é apenas o começo, livro recebido em parceria com a editora Valentina é uma das melhores leituras que fiz nos últimos meses.
Vem saber o porque...
Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental.
Caden Bosch está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas.
Caden Bosch é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.
Caden Bosch é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.
Caden Bosch finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos.
Caden Bosch está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.
Caden Bosch está dilacerado.
A história começa com Caden, nosso protagonista, relatando algumas coisas do seu dia a dia. Ele fala um pouco sobre a escola que estuda, sua casa e seu relacionamento com sua família. Ele é um jovem com um futuro brilhante pela frente. Contudo, notamos que ele tem um problema e mistura muito sua realidade com as aventuras de sua imaginação.
Nosso jovem é um desenhista incrível e usa isso junto com dois amigos para desenvolver um jogo de RPG, porém, seu comportamento não é dos mais normais e seus amigos passam a notar isso. Ele não percebe, pois está muito ocupado na viagem que segue a bordo de um navio, onde foi convocado a documentar o caminho com seus desenhos.
Parece tudo muito simples, certo? Errado. A trama contém grandes aventuras, dúvidas, medos e explora o dia a dia de quem vive com doença mental. É uma lição e tanto!
Riquíssima em emoções e sentimento, podemos falar diretamente com o personagem e sentir todas as frustrações. É incrível como o autor carrega as palavras com realismo e nos mostra como funciona a mente de quem vive com esquizofrenia.
"Há momentos em que me sinto como se fosse o garoto gritando no fundo do poço, e o meu cachorro sai correndo para mijar numa árvore em vez de ir buscar socorro."
Com um início meio complicado, O Fundo é Apenas o Começo é uma leitura lenta (no bom sentido) que merece ser degustada aos poucos e absorvida por completo. É intensa, e segue por um caminho obscuro, onde a realidade de uma mente confusa se choca com a imaginação, nunca deixando de ser totalmente sincera. No fim, você vai entender a trama do primeiro ao último capítulo.
Vale ressaltar que a história não fala só da esquizofrenia, mas também abrange a ansiedade, estresse, depressão, entre outras coisas e Shusterman mostra claramente que sabe o que está dizendo, redigindo parágrafos muito reais para quem sofre dos problemas retratados. Sentimos na pele como é lutar diariamente para se manter são e não sair da realidade, enquanto seu cérebro o força a mergulhar num oceano de mentiras.
Nota:
5/5 + ♥
Leitura obrigatória para todas as idades. Recomendo! Você vai se emocionar.
Nenhum comentário:
Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!
Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!
Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.