[Resenha] Eu perdi o Rumo de Gayle Forman - Cantinho Geek

05 novembro, 2018

[Resenha] Eu perdi o Rumo de Gayle Forman

Olá, pessoal! Como estão?

Hoje irei falar do primeiro livro que li da autora Gayle Forman, que é famosa pelo livro Se eu Ficar, o qual eu apenas assisti o filme.


Escolhi esse título, primeiro, porque ele me chamou a atenção e depois porque eu tinha curiosidade de ler algo dessa autora e conhecer um pouco sobre sua forma de escrita e de narrativa.

Confesso que no inicio demorei para me situar no enredo e no objetivo da história, ao meio comecei a achá-la fraca, mas no fim, ela me fez chorar. E posso dizer que agora minha relação com esse livro é estranha. Eu, pessoalmente, não gosto de livros que sejam muito fantasiosos com a realidade e que tenham a narrativa muito "fácil" de se ler. Me peguei duvidando de algumas coisas que aconteceram no livro, mas no fim, ele bateu um pouco com a realidade que estou vivendo.

Mas vamos ao enredo: conhecemos, então, Freya, que é uma cantora que está perdendo a voz e passa por um drama em sua vida, que envolve a partida de seu pai e talvez, o fracasso de sua carreira. Conhecemos depois Harun, que mora na região do Paquistão e descobre sobre sua verdadeira sexualidade. E por fim, conhecemos Nathan, que passa por um drama familiar envolvendo seu pai. Por fim, todos com seus problemas, que de certa forma, envolvem seus familiares.


Houve um pequeno acidente. Freya caiu em cima de Nathan e Harun presenciou tudo. Eles não se conheciam e dentro desse acontecimento, eles acabam passando um dia juntos e se tornando um tipo de refúgio um para o outro.

No desenrolar da história, que fala um pouco sobre cada drama que os personagens estavam vivendo, vamos adentrando à realidade de cada um: seus medos, suas tristezas e a ordem de suas perdas. O livro fala sobre dramas de pais que abandonam filhos, de pais que podem não aceitar seus filhos e de pais que podem ser maravilhosos, mas que podem trazer problemas. Esse foi o paralelo que tracei dentro das três narrativas.



Mas o que me chamou mais atenção foi o drama de Nathan. O que me fez me emocionar foi o drama de Nathan. Eu me identifiquei muito com a situação dele e me emocionei demais, tanto que no meu dia a dia, algumas frases que ele fala ao final do livro, ficam na minha cabeça e eu acabo por me emocionar.

Eu recomendaria esse livro para pessoas que de certa forma estão perdendo o rumo com alguma situação familiar. Eu penso que se eu não estivesse em uma situação de identificação, eu não iria gostar dele, pois a leitura tem a ver com empatia, projeção e identificação.

Seu ponto fraco foi a narrativa "fácil" demais, porém difícil de situar o leitor e o ponto forte é seu final triste, surpreendente, que abala qualquer pessoa que esteja passando por uma situação difícil e de perda.



Avaliação: 4/5 Estrelas 
Autor: Gayle Forman
Tradução: Mariana Serpa
Editora: Arqueiro
Ano: 2018

Nenhum comentário:

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.