Fala galera! Hoje eu trago a resenha do livro "Quando ela desaparecer" de Victor Bonini e publicado pela Faro Editorial. Posso dizer com toda a certeza que esse livro entrou para a lista dos meus preferidos e é um dos melhores que li esse ano. Para vocês terem uma ideia, li 50 páginas no primeiro dia e 220 no outro! Simplesmente não conseguia parar de ler! Victor criou uma história com uma maestria que poucas vezes li em toda minha vida. Tudo se encaixa, não fica nenhuma ponta solta importante e nos surpreende o tempo todo. Por muitas vezes fiquei em dúvida se tudo aquilo não era real, se Kika existiu de verdade e se toda aquela história aconteceu (confesso que até pesquisei no Google).
É um livro-reportagem feito por Sarah Meireles que acompanhou todo o desenrolar desse caso que chocou não só os cecapianos, mas todos nós que lemos essa obra-prima. Kika é uma jovem que desperta amores e ódio na mesma intensidade por onde passa. No passado, ela sobreviveu por um milagre a uma tragédia e agora quando desaparece sem deixar rastros nem os mais esperançosos acreditam que o milagre irá se repetir. Conhecemos mais sobre Kika através dos depoimentos, relatos do passado e do presente durante o livro, mas a presença da sua ausência é muito forte durante toda a história. Ficamos ávidos por saber o que aconteceu com ela de verdade, descobrir quem é o culpado e se a jovem será encontrada com vida. E a cada nova descoberta da investigação ou nova testemunha que surge vamos entendendo mais sobre o passado da garota Miss Guarulhos Juvenil. Segredos vem à tona e são revelados que causam as mais diversas emoções em nós, leitores: medo, repulsa, ódio, tristeza, dor, compaixão.
Assim como os moradores do Cecap e o Edu Pamonha nos perguntamos: "Cadê a Kika?", "Cadê Justiça?". Quando outra morte surge na história, nossa mente para que vai explodir com o turbilhão de perguntas sobre quem é assassino. Montei várias teorias durante a leitura, assim como o delegado Lauro e vi todas serem reduzidas a pó a cada nova página e revelação da história. Três personagens são tão importantes que fazem a história ser o que é: justamente o delegado Lauro e seu desespero em resolver o caso; a inteligência do detetive Bardelli (inclusive preciso ler os outros livros que ele aparece) e a mãe da nossa protagonista, dona Maria João. Essa mãe é a chave para esse enredo conseguir nos tocar tanto. Sua dor em busca de respostas se sua filha está viva e quem fez isso com ela nos faz querer ajudar a polícia a resolver logo este caso.
Tenho certeza que você vai terminar este livro assim como eu: C-H-O-C-A-D-O. Um reviravolta final que nos deixa completamente zonzos e depois que a explicações chegam percebemos que tudo estava ali o tempo todo! Que plost twist maravilhoso! Que livro sensacional! Se você ama um bom suspense precisa ler esse livro. Super recomendo. Kika jamais irá sair da sua memória. Ela jamais vai desaparecer de sua mente após conhecer a história dela.
Por: Rodrigo Fonseca
Nenhum comentário:
Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!
Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!
Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.