Olá! Não sei se tem alguém lendo este texto ou se será apenas algo perdido na internet, afinal, quem lê textos hoje em dia perante os vídeos rápidos dos reels e tik tok? Mas gostaria de dizer que "estou voltando!". Fui olhar o histórico do blog e vi que última resenha de livro que postei foi em 2019 e cá estou eu cinco anos depois. Naquela época, postei alguns vídeos de depressão e falando de recomeço, mas mal sabia eu que ainda não estava pronta e que me distanciaria tanto da literatura.
E aqui estou! De volta ao meu refúgio. Ao local onde sempre gostei de falar um pouco sobre mim e escrever sobre o que via e lia.
Hoje trago a resenha do livro A vovó chamou o Diabo para a ceia da queridíssima autora nacional Juliana Daglio. Fico extremamente feliz quando penso que pude encontrar com a autora na bienal do livro em São Paulo em 2018.
Fiz a leitura pelo celular enquanto acompanhava meu maridão no hospital após a sua cirurgia de apendicite, e nossa, que saudade que eu estava de ler! Me senti viva novamente! E nas próximas linhas espero instigar vocês com essa leitura.
O livro é bem curto e foi lançado em 2018 como e-book, mas atualmente a autora possui alguns exemplares físicos que são vendidos na sua lojinha.
Tudo começa a morte da velha Olegna e seu último pedido. Sabendo de sua morte, Olegna gravou um vídeo e incumbiu o filho mais velho Aparecido de reunir a família para a ceia de Natal para que pudessem assistir ao vídeo juntos. E apesar de ser um último pedido, muitos da família não estavam ali, seja porque não queriam saber da velha que havia batido as botas ou porque simplesmente não queriam mais saber daquela família.
De início já podemos perceber que nenhum dos filhos e netos de Olegna dão certo. Todos eles tem personalidades fortes e nenhum gosta de dar o braço a torcer para um bom convívio, e após certa tensão, eles decidem por fim não esperar mais os outros membros da família e assistir o bendito vídeo.
Eu vou morrer.Não posso partir desse mundo sem falar uma coisa muito importante para a família que Deus me deu.Eu odeio vocês.Isso mesmo, eu odeio todos vocês.
E exatamente assim, começa o vídeo. Todos ficam chocados com a revelação da matriarca, principalmente quando ela revela ter vendido a alma ao Diabo para que ele matasse os membros da sua miserável família, e que todos que estavam ali, morreriam antes da meia-noite. Ela inclusive diz que entre eles há alguém que já morreu e que essa pessoa é o Diabo disfarçado.
O motivo do ódio não fica tão claro, pois ao meu ver, eles são só pessoas muito egoístas e tal, mas isso o mundo tem aos montes. Ao menos não considero um motivo tão forte para que uma pessoa possa cogitar vender sua alma para o Diabo, e em troca ele matar sua família pois acredita que o mundo ficará melhor sem eles.
Obviamente, eles não acreditam nos dizeres da velha. Exceto Carlota, sua filha evangélica. Eles ficam revoltados diante das palavras da mãe e começam a se questionar, e novamente a discutir uns com os outros. Mas tudo muda, quando uma das crianças morre.
Não vou me adentar muito nos nomes dos personagens, pois mesmo lendo, eu não me lembro. É um texto muito rápido e não têm muito aprofundamento das personagens para que eu me lembre de todos. No entanto, como um bom conto de terror, o texto flui. De fato, a Juliana Daglio é muita boa em prender a atenção do leitor. Assim que comecei minha leitura, eu apenas larguei o celular quando li a última palavra.
A tensão criada, as descrições nojentas do lugar, tudo isso cria uma ótima ambientação meio fúnebre e doentia. Fiquei um pouco insatisfeita com a forma que se encerrou, pois achei que foi muito abrupto. Gostaria de ter visto um pouco mais de explicação.
Mas fica a indicação para quem gosta de uma leitura sombria e mórbida. Tenho certeza que este livro irá te satisfazer.
Avaliação:
3,5/5
Nenhum comentário:
Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!
Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!
Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.